BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

Web 2.0: desabafo!

Postado por Carla Façanha On 17:30:00
Estou encantada nesses últimos meses, com a descoberta de algumas ferramentas como o twitter. Fico pasma ao saber que as vezes descubro algumas novas tecnologias de modo retardatário, palavra feia, mas... vejo ainda que muitos estudantes de biblio ainda se mantém distanciados de algumas dessas ferramentas discutidas na web 2.0. Alguns alunos e mesmos pessoas que estão fora do meio universitário não tem a prática de acessar os blogs, acessam  por vezes sem uma intenção direta, ainda existem outras ferramentas por exemplo, o delicious, slideshera, RSS, flick...as pessoas ainda limitam muito as páginas que acessam na internet e não se permitem descobrir o universo dessa rede. Observo agora discusões chegando e adentrando as portas sobre a web 3.0 e me pergunto: como acompanhar de forma mais próxima essas mudanças...ao mesmo tempo que me encanta, também me amedronta tudo isso. Recentemente trabalhei em parceria, evidentemente com uma aluna minha prendada na web 2.0 Vânia Lopes, sobre essa temática na disciplina de Fontes Gerais da Informação, e juntas percebemos o estranhamento e resistência de grande parte dos alunos com relação a essas ferramentas aqui discutidas. De uma sala de trinta alunos, dois possuiam twitter, alguns já tinham ouvido a respeito, e  o restante nem se quer tinham algum tipo de conhecimento. Outro dia fiz um prática com eles no laboratório de informática, e pela 1ª vez alguns acessaram o slideshera, blogs da área bibliotecônomica. Percebi que muitos ainda se detinham em sites de relacionamento, quer dizer no site de relacionamento chamado orkut. Apesar de não possuir intimidade na área de Tecnologias da Informação, e não ser uma "nativa", sei que preciso fazer uma migração por vezes dolorosa, na descoberta e decifração dessas novas tendências de comunicação, compartilhamento, interação e produção proporcionadas pela web 2.0, pelo mundos dos htmls. O que posso fazer é me comprometer a não descansar jamais enquanto não acompanhar todo esse desenvolvimento tecnológico essencial para o crescimento de uma profissão tão rica de possiblidades. Ser bibliotecária me obriga a está a par de tudo isso, acompanhar a informação onde estiver, nem que ela dê voltas no mundo inteiro, meus "pés" não fincarão. Posso em momentos até me perder nessa rede enorme de trocas de conhecimentos mas ei de me achar, ou então me acharão, e então começarei minha caminhada rumo a novas descobertas, ainda que retardatárias.
twitter

2 Response to "Web 2.0: desabafo!"

  1. Anônimo Said,

    Comemoro muito quando percebo que alguém como vc, reconhece a importância do bibliotecário adentrar-se nas evoluções e tendências da Web. E vc não está atrasada coisa nenhuma!!!

    Parabéns pelo profissionalismo e companheirismo!
    Excelent post!

     

  2. Anônimo Said,

    Colega, coisas como o Twitter são mesmo criticadas por algumas pessoas devido a sua "inutiliadade", não é mesmo? Na verdade, para ficar por dentro de tudo o que se passa e se modifica na net, é necessário muito tempo disponível para ficar fuçando por aí! Grande beijo!

     

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25