BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

Este post faz referência a reportagem exibida no dia de hoje do caderno Regional online do Diário do Nordeste. Escrita pela reporter Elizângela Santos, a foto postada também é de autoria da reporter. A reportagem em questão faz referência ao acervo doado ao curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Avançado da UFC Cariri, pelos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker. Acho de extrema importância divulgar os feitos do curso de Biblioteconomia do Cariri, que a cada dia vem se colocando como mediador da informação, se inserindo com toda responsabiblidade social que compete ao profissionais da informação cooperando com o perpetuar da cultura caririense.



"Um acervo considerável da história de Juazeiro do Norte e do Cariri foi doado, no início do mês, ao curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Avançado da UFC Cariri, pelos pesquisadores Renato Casimiro e Daniel Walker. A solenidade contou com uma exposição, com parte do acervo entregue à UFC.
O material fará parte do Centro de Referência e Memória da Cidade de Juazeiro do Norte, que será inaugurado em 2011, em comemoração ao centenário de Juazeiro. O centro vai servir como um espaço de disseminação da cultura e história da região, vinculado ao Laboratório de Ciência da Informação do Curso de Biblioteconomia da UFC Cariri.
O material inclui desde bibliografias, fotos, jornais, xilogravuras, cordéis, material em áudio e vídeo até esculturas de artistas como o Mestre Noza e documentos originais da cidade, como cartas do Padre Cícero. O acervo que se encontrava emprestado ao Centro Cultural Banco do Nordeste, pertencente ao professor Renato Casimiro, com 59 esculturas do Mestre Noza, também será repassado para a UFC.
O trabalho associado dos dois intelectuais de colecionar material histórico, cultural e social continua. Segundo o professor Daniel Walker, ele e Renato Casimiro continuarão a reunir acervos importantes e poderão fazer novas doações.
Só para se ter uma ideia, são mais de oito mil cordéis, xilogravuras de todos os cordelistas de Juazeiro e mais de duas mil imagens digitalizadas, além de obras de xilógrafos do Crato, como o mestre Walderêdo Gonçalves. Além disso, serão doados 15 mil exemplares de jornais, desde os primeiros registrados na história da cidade aos atuais. Os jornais servirão para compor o acervo para o curso de Jornalismo, a ser iniciado em 2010. Além disso, foram doados mais de 20 mil documentos, incluindo cartas originais e telegramas de personalidades como o Padre Cícero.
São mais de 40 anos da 'mania' de juntar material, segundo Renato Casimiro. Daniel Walker afirma que tudo começou nos anos 70, com uma exposição sobre Juazeiro antigo. 'Ficamos felizes, comovidos, porque temos a certeza de que estamos entregando à instituição certa', ressalta. A ideia tem servido de incentivo. O repentista e violeiro Pedro Bandeira também cedeu o seu acervo".



twitter

0 Response to "Centro de Referência e Memória da Cidade de Juazeiro do Norte"

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25