BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

O livro YouTube e a Revolução Digital

Postado por Carla Façanha On 17:09:00



O QUE DIZ A ORELHA DO LIVRO...


"Em outubro de 2005, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim estavam no lugar certo, na hora certa, com a plataforma digital certa. O fundadores do YouTube não esperavam que seu site aparentemente simples e sem grandes pretensões sobre outros sites de vídeos na internet fosse torná-los biblionários. Comprado pela Google Inc. em outubro de 2006 por 1,65 bilhão de dólares, o YouTube é hoje um dos sites mais visitados do planeta e conta com cerca de 100 milhões de vídeos disponíveis aos seus usuários.
Se a princípio o YouTube se mostrava como um curioso repositório de vídeos para o usuário comum, nos bastidores desse gigante acontecem disputas e acordos legais entre as grandes empresas de entretenimento, como Viacom, Fox, e Rede Globo, e a Goolgle Inc. Mas o que deixa tudo mais interessante é o poder que os usuários do site tem sobre esse veículo.
Em YouTube e a Revolução Digital, os autores analisam detidamente os personagens que habitam esse cenário, suas relações e interação na rede social; e o quanto devemos aos milhões de anônimos que fizeram do YouTube o que ele é hoje. Enquanto isso, um equilíbrio delicado entre números de audiência e usuários se forma e conquista espaços anteriormente dominados pelas mídias tradicionais, que agora tentam definir se o YouTube é seu aliado ou inimigo.
A liberdade de expressão que o YouTube representa, suas conquistas e o que ele pode vir a se tornar são elementos que moldam nossa visão da cultura participativa e seus ecos na sociedade contemporânea, da educação à publicidade, ressoando em cada setor da atividade humana afetado por essa ferramenta global, gratuita e aberta a participação de qualquer um. Inclusive VOCÊ".


OS AUTORES...


Jean Burgges é pós-doutorado em pesquisa pelo Centro de Excelência para Inovações e Meios Criativos da Universidade de Tecnologia de Queensland, Austrália.
Joshua Green é coordenador de pesquisas do Convergence Culture Consortium no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e pós-doutorado no programa de Estudos DE Mídia Comparativa.


SINÓPSE...


"Em YouTube e a Revolução Digital, Jean Burgess e Joshua Green desdobram o passado, o presente e o futuro dessa incrível ferramenta digital sob o ponto de vista social, criativo e acadêmico, abrindo caminho para deduções que vão alterar radicalmente o modo como VOCÊ entende a comunicação na era da internet e a liberdade de expressão.
Com textos complementares de Henry Jenkins - autor de Cultura da Convergência - e de John Hartley - autor de Criative Industries -, esse livro é leitura essencial para quem se interessa pelo futuro da comunicação, da economia e da educação. A completa imersão dos autores no universo desse fenômeno da cultura participativa e das redes sociais garante ao leitor o acesso a segredos e informações que somente uma pesquisa tão apurada poderia revelar".
twitter

0 Response to "O livro YouTube e a Revolução Digital"

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25