BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

Informação na área da saúde

Postado por Carla Façanha On 11:29:00 0 comentários


No ano de 2002, 110 milhões de americanos utilizaram a internet para obter informações relacionadas à saúde.

A Web 2.0 traz consigo novas ferramentas de colaboração e troca de conhecimento, responsáveis pela revolução dos mais diversos serviços. A sua influência sobre o segmento de saúde no Brasil e no mundo foi objeto de um profundo estudo da TerraForum.


Leia esse artigo na Biblioteca TerraForum
twitter



No dia 26 de março, sábado, entre 20h30 e 21h30, milhões de lares, milhares de ruas, centenas de monumentos, bairros e cidades ao redor do mundo apagarão suas luzes.

A “Hora do Planeta” é uma forma que a Rede WWF (antes conhecido como Fundo Mundial para a Natureza, ou World Wide Fund for Nature ) encontrou para engajar e mobilizar a sociedade para manifestar – por meio de uma ação simbólica e emblemática – a sua preocupação com o aquecimento do planeta.

Localmente, também tem por objetivo alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

Apagar a luz, no nosso caso, é sinalizar que como brasileiros estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição para a solução do problema, combatendo o desmatamento.

O Brasil precisa demonstrar que a sua população está atenta ao problema do aquecimento global e disposta a tomar as atitudes necessárias para reduzir estas ameaças.


O futuro de nosso planeta está em suas mãos!


Com sua ajuda podemos combater as mudanças climáticas, pressionando os líderes do mundo a agirem e assegurando que mais empresas se comprometam com a diminuição da emissão dos gases de efeito estufa. Seu envolvimento pode ajudar a salvar o único planeta que nós temos. Hora do Planeta é a voz de todos em defesa do clima da Terra.

O gesto simples de apagar as luzes por sessenta minutos, possível em todos os lugares do planeta, é um chamado para uma reflexão sobre o tema ambiental.

Juazeiro do Norte não pode ficar de fora!

Queremos que os juazeirenses e todos da Região do Cariri se unam a um bilhão de vozes em todo planeta, chamando os dirigentes de todos os países envolvidos a assumirem sua parte na solução do problema.

Este ano, a Estação Astronômica PieGise que coordenou o evento "A Hora do Planeta" em 2009 (ver aqui), novamente está fazendo uma parceria com o administrador do Horto, o Padre Giuseppe Venturelle (ordem Salesiana) que aderiu ao movimento mundial em prol da conscientização da necessidade de mudanças que reduzam o aquecimento do planeta, e irá apagar as luzes que iluminam a Estátua do Padre Cícero no próximo sábado, dia 26, das 20h30 às 21h30.


Neste horário, aproveitando a escuridão gerada pelo apagar das luzes, a Estação PieGise disponibilizará para a população, ao lado da Estátua do Padre Cícero, três telescópios refletores para a observação do céu - o planeta Saturno e seus anéis, estrelas e nebulosas estarão ao alcance de todos.






As observações também farão parte de um programa global coordenado pela National Aeronautics and Space Administration - NASA:

Saturn Observation Campaign / NASA - onde Juazeiro do Norte destaca-se por ser uma das seis únicas cidades em todo o Brasil, aceita, através da Estação Astronômica PieGise, no projeto internacional de observação do planeta Saturno.




Hora do planeta 2009. Crédito das Imagens: Valmir M. de Morais

Também viajaremos por paisagens cósmicas e conheceremos algumas galáxias, exploraremos o Sol, a Lua e outros planetas através de uma exposição de imagens, composta por 20 belíssimos painéis fotográficos, captadas por gigantescos telescópios e sondas espaciais. Trata-se da exposição mundial "Paisagens Cósmicas, da Terra ao Big Bang" que foi cedida para a Estação PieGise, de Juazeiro do Norte, pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP, e que será apresentada no local.















Painéis da Exposição Paisagens Cósmicas

Serão sorteados ainda entre o público presente, exemplares do livro "Fascínio do Universo" e cópias (autorizadas) do DVD "De Olho do Céu".

Neste sábado, dia 26 de março, a partir das 20h30, participe deste ato simbólico! Apague a luz da sua casa e... venha para o Horto!

Junte-se a centenas de pessoas em Juazeiro do Norte que, preocupadas com o futuro do planeta Terra, terão seus olhos voltados também para o céu!

APAREÇA!!!!!!

O Planeta agradece!

Fonte da notícia: Astro PieGise
twitter




Foi lançada a terceira edição da norma  NBR 14724 Informação e documentação. Editada em 17 de março de 2011 e sendo válida a partir de 17 de abril de 2011. Confira e veja o que mudou! 
Acesse:  ABNT catálogo


twitter

O XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD) será realizado de 07 a 10 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso em Maceió. O evento está recebendo submissão de trabalhos até 30 de março a respeito da temática: “Sistemas de informação, multiculturalidade e inclusão social”. Conforme informação da home page do evento o CBBD pretende revelar o estado da arte das pesquisas, das práticas e do desenvolvimento de produtos e serviços relacionados às bibliotecas, sistemas de informação, documentação e redes de bibliotecas no Brasil e do exterior, no contexto da sociedade da informação e do conhecimento. O evento contemplará Sessões plenárias com palestras e conferências pela manhã; Sessões temáticas e Mesas redondas pela tarde, que darão a oportunidade aos participantes de conhecer fundamentos teóricos e experiências implementadas pelas unidades de informação sob os ângulos da Gestão, Comunicação e Tecnologia da informação em bases multidisciplinares, como também os aspectos sociais, econômicos e políticos em curso, e contemplando os aspectos do acesso eqüitativo e da diversidade a todas as pessoas. O evento proporcionará espaço para o debate e a formulação de recomendações, aperfeiçoamentos e ampliação de ações na área.
O CBBD apresenta algumas diretrizes para os autores que desejam submeter seus trabalhos:



  • Os trabalhos, na íntegra, serão submetidos à seleção e avaliação realizadas pela Diretoria Técnica-Científica do XXIV CBBD.
  • Os trabalhos completos deverão ser enviados por sistema on-line para endereço eletrônico que consta no final desta página: http://febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/schedConf/cfp 
  • Os prazos para envio dos trabalhos completos vão até 30 de março de 2011 – Envio dos trabalhos/pôsteres completos e até 30 de abril de 2011 – será enviada a comunicação dos trabalhos aceitos. Nota: O envio integral do trabalho implica no cadastramento on-line da inscrição preliminar por meio do sistema disponível no site do evento. A confirmação de participação será efetivada com o pagamento do boleto bancário que será emitido e enviado por e-mail pela Febab. O sistema permite acompanhar as inscrições e os pagamentos efetivados.
  • Tipos de trabalhos a serem aceitos para o XXIV CBBD: Trabalhos científicos, Relatos de experiência e Pôsteres.
  • Formas de apresentação dos trabalhos: os trabalhos poderão ser apresentados na forma de Comunicação oral ou Pôster, e a escolha deverá ser indicada no Formulário de Submissão de Trabalho quando do envio.
  • Trabalhos técnico-científicos e relatos de experiência: Os trabalhos técnico-científicos deverão conter de 7 a 12 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos. Os relatos de experiência deverão conter de 5 a 8 páginas, incluindo anexos, tabelas e gráficos. Na primeira página, devem constar a área temática escolhida, o título em letras maiúsculas, o nome de um ou mais autores, o nome e endereço da instituição de origem, incluindo país e respectivos endereços eletrônicos. Digitado em papel tamanho A-4, na versão 6.0 ou posterior do editor de texto Word for Windows, fonte Arial, corpo 12. Tabelas e gráficos na mesma versão (fonte Arial, corpo 11). Entrelinha e espaçamento de 1,5cm. Margens superior e esquerda de 3cm; margens inferior e direita de 2,5cm.
  • Comunicação oral20 minutos de exposição para os trabalhos técnico-científicos, dando prioridade ao problema da pesquisa, à metodologia e aos resultados obtidos. 10 minutos para os relatos de experiência, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, filmes, pôsteres. O centro de convenções disporá de retroprojetor, computador com datashow e projeção de vídeo.
  • Apresentação em formato de pôster: O pôster deverá ser auto-explicativo, obedecendo a dimensão de 0,90m de largura por 1,20m de altura, contendo título do trabalho, nome de um ou mais autores por extenso; nome da instituição de origem, sigla, cidade, estado, país e respectivos endereços eletrônicos. Cada pôster deve apresentar pelo menos 50% (cinqüenta por cento) de informação gráfica e /ou iconográfica.

twitter


Lançamento do livro Patativa do Assaré - O Sertão dentro de mim de Tiago Santana e Gilmar de Carvalho, segunda-feira, 21-03-2011 às 19h na Livraria Cultura de Fortaleza-CE. Bate papo com autores, seguido de sessão de autógrafos.
Avenida Dom Luis 1010 Lojas 8,9 e 10 Telefone: 85- 4008-0800

 
Informações:
Tiago Santana (85) 99940094 santanatiago@uol.com.br
Gilmar de Carvalho (85) 99953371 gildecar@uol.com.br
Editora Tempo d’Imagem (85) 3261-2398 tempodimagem@gmail.com

twitter
Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25