BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

Conhecimento x Informação

Postado por Carla Façanha On 16:26:00



 Estamos rodeados de informações, a cada momento recebemos informações pelos jornais  impressos, pela televisão, pelo rádio, em conversas formais e informais, em seminários e palestras...pela internet, por meios de vídeos, fotos, notícias em blogs, emails...as informações vão e vem de uma forma que seria inconcebível tentar está a par de tudo o que acontece, as fontes informacionais se dissiparam de uma forma que já não se consegue andar ao lado da informação, estamos no meio desse turbilhão informacional, às vezes perdidos na incerteza do que ver, ler, escuta,copiar e acessar. E a grande pergunta que não quer calar é: o que fazer então? Parece que estamos perdendo a cada segundo que nos distraímos fatos significantes, a cada milésimo de segundo algo novo surge, muda... como competir com a informação? Parece meio desleal com as nossas 24 horas do dia, não acham? O que quero refletir não é somente a respeito da informação e seus fluxos, mas quero colocar em questão aqui o conhecimento, e o que o difere da informação. Não entrarei em termos mais profundos e teóricos, porém me estenderei em como podemos nos apropiar melhor dos usos que fazemos das informações que recebemos e do conhecimento que produzimos. Conhecimento envolve reflexão, produção, criação, compartilhamento. Quando entramos em contato com a rede de informações ao nosso redor absorvemos fatos, dados, números, letras, melodias... e é só, apenas nos informamos com todas as nossas limitações, porém quando refletimos, questionamos essas informações, vamos além, quando produzimos e criamos por intermédio dessas, construímos algo, e esse algo já não nos causa tanto estranhamento, porque nos pertence.
 A produção de conhecimento nos torna participantes do processo dialógico do fazer, do criar, do compartilhar, nos torna sujeitos ativos em um mundo absorto em informação, dessa forma podemos então driblar nossas limitações e frustações em nossa competição desenfreada com a informação ao nos apropriarmos destas por meio de nossas experiências e bricolagens, gerando assim novas formas de pensar.
twitter

1 Response to "Conhecimento x Informação"

  1. Anônimo Said,

    Agora vamos refletir sobre a diferença entre comunicar e informar?
    Beijo.

     

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25