BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

Software para bibliotecas, gestão de acervos e conteúdos

Postado por Carla Façanha On 18:21:00

Bisbliotando por aí, levantei dados sobre alguns softwares para automação e gerenciamento de bibliotecas.


Adobe - Acrobat - PDF
A empresa Adobe libera o software Adobe para gerar os arquivos em PDF.


AINFO - Embrapa Informática Agropecuária 
Sistema para automação de bibliotecas e recuperação de informação, desenvolvido em padrão Windows, com arquitetura cliente/servidor baseada no sistema gerenciador de banco de dados relacional Firebird.

Aleph - Alephino - SFX - Metalib - DigiTool
Sistemas completos e integrados para gerenciar os diversos aspectos de bibliotecas, tanto para funcionários, quanto para usuários. Empresa atua em 27 países.


Alexandria
Sistema de gerenciamento de acervos, desenvolvido para atender as necessidades de bibliotecas e centros de documentação de diversos tamanhos e diferentes finalidades.

BiblioBase - Sistema de Automação de Bibliotecas
Sistema Integrado para Gestão de Bases de Dados em CDS/ISIS conhecido como Bibliobase desenvolvido pela empresa de Florianópolis Salvato Consultoria.


Biblioexpress
BiblioExpress é um software gratuito para gestão bibliográfica.

BiblioShop Informatização de Bibliotecas Software
Sistemas desenvolvidos em WinISIS para cadastramento do acervo, com módulos exclusivos como Kardex, empréstimo, estatísticas entre outros.

Biblioteca Argonauta
Diversos softwares para gestão de bibliotecas, museus, arquivos e web. Possibilita cadastrar, recuperar e disseminar informações, controlar reserva, empréstimo e devolução de acervo, publicar na Intranet e na Web, exibir objetos digitais. Atende aos padrões ISO, ABNT, AACR2, MARC21, ISBN, entre outros. Tesauros e Controle de Autoridades integrado.

Biblium
Controle de Bibliotecas Multiarquivos


Dixi Software Automação de Bibliotecas
Sistema para cadastramento de livros e outros documentos controlados por uma biblioteca, como manuais, revistas, periódicos, informativos e etc., mantendo informações como Título, nome do autor, editora, número de volumes, local de arquivamento.

GNUTECA - Software Livre (Linux)
Sistema de gestão de acervos, empréstimos e colaboração nos processos de uma biblioteca. Criado de acordo com critérios definidos a validados por um grupo de bibliotecários e foi desenvolvido tendo como base de testes uma biblioteca real, a do Centro Universitário Univates, onde está em operação desde fevereiro de 2002.

Informa Biblioteca Eletrônica
Sistema para automação e gerenciamento de coleções particulares.

Microsoft Reader para e-books
Leitor de e-books da Microsfot para desktop e laptop.

MiniBiblio
O MiniBiblio é um sistema utilitário distribuído de maneira livre (freeware). Seu objetivo é o cadastro e gerenciamento de livros, revistas, vídeos, manuais, discos e/ou dados.

MultiAcervo
Software para bibliotecas e centros de documentação, seja de instituições de ensino ou organizações não-acadêmicas.


Pergamum - Sistema Integrado de Bibliotecas
Desenvolvido em 1997, software de gerenciamento de bibliotecas nacionais, contando com a participação de bibliotecários e técnicos da área de informática.


Sophia
Software para gestão completa de bibliotecas que pode se adaptar à realidade e necessidades especificas de cada biblioteca, de portes e diversos segmentos

Sysbibli - Contempory
Contempory, com 19 anos no mercado, é uma empresa altamente especializada em Automação de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação. Desenvolve o Sysbibli permite ao profissional (bibliotecário, auxiliar, professor ou gerente), administrar e executar de forma prática todas as rotinas e os controles de informação de sua instituição, sem perder a qualidade e a importância de serviços específicos.


Tucows - Shareware Reviews
Disponibiliza softwares para download (shareware e freeware) para ambientes Windows, Macintosh, Linux, e muito mais.


Sabia - Sistema de Automação Bibliotecária
Desenvolvido pela MPS, tem por finalidade automatizar os serviços prestados por bibliotecas, integrando os módulos de seleção, aquisição, processamento técnico, consulta, circulação de material e intercâmbio de informações entre as bibliotecas usuárias do sistema. twitter

1 Response to "Software para bibliotecas, gestão de acervos e conteúdos"

  1. Unknown Said,

    Que ótimo levantamento! Sou advogada e, portanto, nenhuma expert em biblioteconomia. Preciso de um software para gerir meu acervo no escritorio, virtual e fisicamente (com impressao de etiquetas e tal). Baixei o Bibliolivre, mas nao achei intuitivo e parece demandar um conhecimento em biblioteconomia que eu nao tenho. Nao consegui nem preencher os campos basicos. Gostaria de uma indicacao mais pontual de um software mais intuitivo. Muito obrigada! Juliana (cruzdealmeida@cruzdealmeida.adv.br)

     

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25