BlogBlogs.Com.Br

Ranganathan continua em cena: recensão

Posted by Author On Month - Day - Year

postado

Google volta a defender acordo para digitalização de livros

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Posted by Author On Month - Day - Year

A fusão entre o silêncio e o contraste da modernidade

Posted by Author On Month - Day - Year

Reflexões de Milanesi em seu blog

Posted by Author On Month - Day - Year

O Filme Central do Brasil: um olhar diferente

Postado por Carla Façanha On 22:28:00
Título Original: Central do Brasil
Gênero: Drama
Duração: 112 min.
Ano de Lançamento (Brasil): 1998
Direção: 
Walter Salles
SINOPSE:
Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado.
Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué (Vinícius de Oliveira), um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai.
À medida que vão entrando país adentro, estes dois personagens, tão diferentes, vão se aproximando... Começa então uma viagem fascinante ao coração do Brasil, à procura do pai desaparecido, e uma viagem profundamente emotiva ao coração de cada um dos personagens do filme.






REFLETINDO...
Trabalhamos ( Falo no plural, pois percebo a relação professor-aluno como uma criação dialógica, contruída dos dois lados) o filme Central do Brasil com os alunos do 3º semestre de Biblioteconomia na disciplina de Fontes Gerais da Informação. Alguns poderiam perguntar (ou não) sobre a relação da disciplina citada e o contexto do filme. Então resolvi expor aqui nossa proposta de reflexão, o pensar e repensar sobre o filme na perspectiva da necessidade e da importância da informação e o reflexo desta na transformação das percepções e direcionamento de escolhas e tomadas de decisões.
Ao escrever para analfabetos na Central do Brasil, Dora (Fernanda Montenegro) se torna mediadora da informação, e tem em suas mãos o poder de interferir no traçado percorrido dessa informação. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um Brasil desconhecido e fascinante, um verdadeiro panorama da população migrante, que tenta manter os laços com os parentes e o passado. Observamos que as principais necessidades de informação ouvidas através das cartas, que de acordo com o diretor do filme Walter Salles, 90% são relatos verídicos, eram necessidades de receber e enviar notícias, partilhar conquistas e expressar sentimentos; necessidades inerentes ao homem: a comunicação. Observamos também ações de interpretação e apropriação da informação quando a atriz em uma cena interpreta o conteúdo uma carta de seu pai para a sua mãe. Ela faz relação entre o taxi, transporte sem destino e sem direção com a vida de seu pai, interpretando a relação entre o taxi e o ônibus, onde  expressa que seria melhor andar de ônibus, pois o ônibus sempre tem destino certo.
Fernanda Montenegro em entrevista no DVD do filme menciona a informação como fonte transformadora. E podemos ver essa transformação nos rumos que os personagens e suas histórias tomam durante toda a trajetória do filme. Durante todo o caminho percorrido pela informação, refletimos sobre a mudança de concepção causada pelo acesso a esta, que certamente leva os personagens à mudança, aos encontro e aos desencontros. 
Um filme humanista e realista, que nos chama a atenção e nos convida a reflexão quando nos permite entrarmos em contato com um personagem, cujo "poder de comunicação" perpassa por suas mãos, na medida em que tem a capacidade permitir que histórias sigam seu rumo e percorram seus destinos.
twitter

3 Response to "O Filme Central do Brasil: um olhar diferente"

  1. muito boa a colocação a respeito do filme . Sou estudante de administração , estou no primeiro semestre e tive uma atividade de língua portuguesa , sobre o que o filme " Central do Brasil" tem a ver com o processo de comunicação, sua reflexão me serviu de apoio . se tiver outras sugestões sobre filmes que tenham a ver com o assunto favor acessar o blog do meu grupo : adm30empreendedorest2.blogspot.com

     

  2. Alex Marques Said,

    Você só enxergou isso no filme? Que visão limitada.

     

  3. Unknown Said,

    Baixar o Filme - Central do Brasil - http://mcaf.ee/06dgt

     

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!!

Blog Widget by LinkWithin
    follow me on Twitter

    Eu sou assim...

    Minha foto
    Fortaleza/ Juazeiro do Norte, Ceará, Brazil
    Professora em Juazeiro do Norte pela UFC Campos Cariri e apaixonada pelas boas coisas da vida: Deus, família, meu esposo, amigos, biblioteconomia... Mestranda em CI pela UFPB com o tema de pesquisa intitulado "Uma proposta de categorização dos ex-votos do Casarão: o museus do Padre Cícero em Juazeiro do Norte". Atuo na área de Recursos e Serviços de Informação. Outros nteresses de pesquisa: memória e representação da informação.
    IBSN: Internet Blog Serial Number 24-01-2008-25